segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Pomba Gira Menina

Mojubá, Laroiê Grande Menina!
Gosto de começar de um modo mais abrangente para ser mais especifico na entidade. Bombo gira (que provém da palavra Angolana Pambu n'jilá que seria o mesmo que povo da rua ou guardiões da rua) é o feminino de Exu, que exercem o mesmo tipo de trabalho, tendo de acordo com sua falange áreas de melhor atuação. Então "Bombo - Gira Menina" é uma falange, na qual vari os espíritos antigos e evoluidos trabalham em seu nome, nada relacionado a cabarés, prostituição ou afins! São entidades que realmente perteceram ao tempo em que os Orixás caminharam pela Terra, e após sua subida para o Orum, levaram consigo seus guardiões, compadres e comadres para servirem a si, então Exus, Lebarás e Bombo - giras se tornaram as primeiras entidades, sendo as mais antigas e mal compreendidas. 
Está falange de entidades, corresponde ao feminino de Exu Mirim, apresentando se como um misto de Bombo-gira e Erê, por isso geralmente aparece na gira de esquerda, mas pode acabar dando alguma passagem em sessões de erês. É extremamente raro mediuns que trabalham com Dona Menina, pois é muito dificil ela escolher algum para trabalhar. Sua incorporação é bem forte (devido a grande quantidade de energia) por trazer consigo a força de 2 grandes linhas antigas e poderosas (Erê e Bombo-gira). Têm uma energia graciosa, alegra as sessões, dança bastante e suas cores além do preto e vermelho, são o rosa, amarelo e azul claro; adora beber Anisette com Guaraná e também champanhe, não dispensa cigarrilhas e cigarros com sabores de cravo ou canela.

Trabalha para todo tipo de trabalho, porém prefere assuntos ligados a negócios (dinheiro e trabalho), auxilia muitos quem possui comercio, e claro que adora atuar em assuntos familiares. Recebe esse nome de falange por conservar princípios da felicidade das crianças em viver, não por inocência, mas pela genuína alegria com a vida e seus momentos únicos. Seu assentamento, geralmente é feito com ferro e em panela de ferro. Está ligada a todas as Yabás (Orixás do sexo feminino), principalmente a Oxum e Iansã, assim como a Ibeji.


4 comentários:

  1. Vi meninas num Centro,realmente a gente sente a força delas. A firmeza

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho ela .....no começo que entendi foi muito difícil!....ela é minha sombra ;gosto muita dessa minha linda menina.....rzrz as vezes ainda fico com raiva dela.

    ResponderExcluir
  4. Qual a melhor oferenda para a pomba gira menina

    ResponderExcluir