segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Exu Mirim


Antes de começar a falar desse tipo de Exu, quero desmitificar certas coisas para abrir o entendimento e tirar um pouco da ignorância a cerca do tema. Exu não é Diabo, demônio, espirito de baixa vibração ou afins, muito pelo contrario, são as entidades mais antigas de um terreiro (Orixá não é entidade, é um força bem acima, obviamente mais velha que Exu), são espíritos antigos, que serviram diretamente os Orixás, quando os mesmo caminharam sob a Terra. São evoluídos, sábios, não incorporam tortos parecendo anzol, isso é sinal de ignorância do médium e que ali está um espirito sem desenvolvimento, ou seja, não é Exu! Eles incorporados vem de maneira normal, talvez ficando mais eretos ou relaxados, porém com o corpo normal, o tipo de repertorio de conversa é outro e afins. Exu Mirim, seria um tipo de Exu, o qual apesar de ter conhecido as persevões do homem, não perdeu sua inocência e seu lado de criança, assim como Ibeji. São antigos e extremamente poderosos.

Um médium pode passar a vida toda sem dar passagem a certas linhas, mas isso não quer dizer que ele não as possua, assim como quem não incorpora possui suas entidades também. Exu Mirim, raramente vem ao plano fisico através da incorporação, e quando nos dá a honra, vem para limpar o terreiro, passar alguma mensagem em momento de crise no corpo mediúnico ou em festas. Trabalha de forma parecida com os erês, mas um pouco de malicia da "esquerda", fazem bagunça, algazarra, brincadeiras que desse modo estão trabalhando. Geralmente gostam de bebidas de erês, mas também de Exu, muito raro aqueles que fumam, pois é mais raro ainda darem consulta! Só uma passagem, uma palavra a todos e pronto!

Sua principal área de atuação é no descobrimento de trabalhos feitos, são especializados na busca de feitiços enterrados, "fuxicos" (Especie de feitiço) e outros malefícios, protegem as crianças, famílias desestabilizadas, mas também auxiliam na área financeira, pois proporcionam muita sorte!!! Sua representação é de um garoto, de cor negra ou morena, trajando uma calça preta ou vermelha, mas NÃO tem chifres! NÃO são demônios!

Vale salientar, que existem varias falanges como por exemplo: Exu Mirim Brasinha, Pimentinha, Veludinho e assim por diante. Porém existem milhares de espíritos que estão inseridos nessa falange, trabalham com o mesmo nome do espirito que originou aquela falange. Se for feito um assentamento do seu Exu Mirim, ele terá um nome único, pelo qual só ele responde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário