quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Oxossí II

Como foi dia 20 de Janeiro, data comemorativa de São Sebastião, que sincretizado seria Oxossí. Gostaria de falar a respeito deste grande Orixá, quem teve seu culto muito difundido, não somente no Brasil, mas em muitos países da América Central.
Umas das nações mais antigas é o Alaketu ( "Casa do Ketu"), todos ensinam que Xango é o rei dessa grande e antiga nação, porém poucos sabem que o patrono ou fundador fora Oxossí, não somente desta mas de quase todas as nações, afinal ele é associado como um dos deuses da família e qualquer devoto sabe que sua nação é sua família.  Uma das peculiaridades que ele impôs fora cortar os laços sanguíneos, para a relações no terreiro, por um exemplo, uma mãe e um filho entram para o Axé, ele podendo virar um ogã e ela uma iâo, desse modo o filho torna se mais velho de santo que a mãe, onde ela deverá pedir a bença. Ele fez com que todos tornassem irmãos, fazendo com que os demais orixás não fizessem distinção, então ele é o Orixá da igualdade.
Sua cor na Umbanda é o verde por simbolizar as matas, no Candomblé é azul turquesa. Rei das matas, prosperidade, da caça, dos oxós (caçadores), dos animais selvagens, da família e igualdade. Filho de Iemanjá, utiliza ofá (arco), damatá (flecha) e o iruquerê (um cetro feito de rabo de touro ou búfalo preso a couro duro), uma especie de chicote utilizado pelos deuses das matas para controlar os eguns (espíritos desencarnados), instrumento o qual deu a Iansã. Seu animal sagrado é o pavão. sua saudação é Oke arô (O grande caçador ou o rei fala mais alto) então seria Oke Arô Oxossí = "O rei Oxossí fala mais alto". Come caça, bebe cerveja clara e todo vegetal, principalmente milho (pois simboliza prosperidade), algumas de suas principais quizilas (proibições que podem trazer algum mal) são: Não comer mel e seus filhos não devem comer milho vermelho ou coco (pois é a comida dele).
Na realidade seu nome é Odé, Oxossí é um título que significa "Caçador de uma flecha", pois com apenas uma flecha matou o pássaro das Ajés (feiticeiras), feito que nenhum dos outros caçadores conseguiu, tornando-se rei daquele povo, o Kêtu, de onde surgiu a nação. Ele vive nas florestas com Ossaim (Orixá das folhas), em alguns contos dizem que existe um relacionamento entre eles, em outros só uma cumplicidade, no entanto o fato é que Oxossí abandonou o Mundo para viver nas matas apenas com Ossaim e 6 meses do ano na companhia de seu filho Logun Edé.

Um comentário: