terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Simpatias de Ano Novo.


Não importa o credo quem nunca fez aquela "fezinha" para que o próximo ano comece bem? Podendo ser em comidas, oferendas, cores de vestimentas e acessórios, atitudes como pular ondas...Afinal é normal para credores utilizarem de artifícios para se sentirem mais seguros em começar o ano com o pé direito, então resolvi abordar sobre o tema e dar umas dicas a respeito.
Primeiro é melhor definirmos o que é uma simpatia. A palavra em si vem de um conceito grego que significa “comunhão de sentimentos”, claramente não era para definir rituais para sorte ou para alcançar fins específicos, mas sim a simpatia entre as pessoas, os sentimentos compartilhados. Porém o conceito serve para entendermos como funciona e assim caprichar mais na hora da fé. A simpatia consiste em atribuir fé a algo para alcançar certo fim, você canaliza sua fé e vontade em algo que vá refletir um "atalho" ou "ajuda" no destino, por um exemplo, quem carrega trevo de 4 folhas, canalizamos nossa vontade em obter mais sorte a uma planta, canalizamos a energia em um ponto que atrai o objeto de desejo. Funciona como um fio condutor, depositamos nossa energia nesse "fio" na espera que ele concentre de fortaleça o pedido.
Acredito que a simpatia mais usada são as cores de roupas para começar o ano, usando um pouco de Umbanda e esoterismo vou tentar dar uma boa explicação a respeito.Antes, temos que pensar o que quaremos para o ano, antes de escolher a cor e só então adequar a cor para a roupa. Cada espectro de cor é a forma de vermos a luz (rudimentarmente falando), e ela atrai determinadas energias. Então a ausência de cor (o preto) se subentende que é uma cor ruim, essa cor é ligada ao negativo e provavelmente ira te trazer má sorte, evitem!

Branco: Ligado a harmonia, paz, criação e pureza. Ligado aos Orixás Fun-Fun (da criação).
Prata ou prateado: Elevação espiritual, aumento do brilho da aura e maturidade. Liga se a Iemanjá e aos Orixás Fun fun também.
Dourado: Riqueza material, beleza e juventude. Cor de Oxum.
Laranja: Renovação das energias, vigor, força espiritual. Cores de Yansã e Oba.
Amarelo: Dinheiro, animo e vontade. Liga-se a Oxum e Oxumarê.
Azul: Maturidade, harmonia pessoal, inteligência. c Cor de Oxossi, Ogum e Iemanjá.
Verde: Esperança, prosperidade e fartura. Representa Oxossí, Logun Edé, Ossaim e Iroko.
Vermelho: Paixão, proteção contra inveja, vigor extremo e sexo. Cor de Ogum e Xango.
Marrom: Segurança, solidez, ligação a natureza. Cor de Xango e Oba.
Cor-de-rosa: Amor, romance, afeto sentimental. Cores das Yabás (Orixás do sexo feminino).
Roxo: Mudança, engrandecimento espiritual e maturidade mental. Cor de Nanã.
Lilás: Inspiração e romance. É de Nanã também.
Bege: Aquece corações frios. Cor de Oxum.
Pular de 7 ondas é uma homenagem a Iemanjá, assim como oferecer palmas brancas, entretanto, porque 7 ondas? Exu é filho de Iemanjá e orixa dos caminhos, então você pede a Iemanjá que interceda por você para com Exu, em abrir seus caminhos no próximo ano.
Comer Lentinha esta ligado a fartura e prosperidade, os grãos são ligados a Oxossí e ao Odu Obará, que comandam essa parte, então pedimos essas energias para o ano ao comer esse parto.
Subir na cadeira quando der meia noite e descer com o pé direito, seria o impulso na vida, assim como acordar com o pé direito, é uma fé de iniciar o ano com energia e força de vontade.
Guardar notas de valores semelhantes nos sapatos durante a virada, para os antigos, a sorte liga se aos pé, por isso o termo "pé frio", os umbandistas usam açúcar também para adoçar e "aquecer", trazendo dinheiro.
Beijar (no rosto) e abraçar a primeira pessoa que vir a meia noite, um simpatia para atrair amor, dizem que o afeto espontâneo no inicio do ano é uma boa simpatia, sem escolher, quem teus olhos virem primeiro.
Para espantar inveja, antigamente diziam que o barulho alto afugentava os maus espiritos, então uma simpatia contra olho gordo e gritar ou fazer um grande barulho na meia noite, um dos fatos de estouramos fogos.
Para viajar, como foi dito, usamos algo para representar aquilo que queremos, dizem que se você andar de malas dentro de casa na passagem do ano, atrairá viagens.
Não comer animas que ciscam no primeiro dia do ano, realmente comer animal que cisca é pedir azar, porque eles pisam puxando para trás, ou seja, teu ano retrocede e nada de sorte, exemplo : galinha.
Comer 12 uvas e guardar o caraço de cada, cada uva representara um mês do ano, então para cada uma um pedido e guardar o caroços em um papel branco dentro da carteira.
Atrair a pessoa afeto daquela pessoa, escrever o nome da pessoa e o seu por cima e colocar dentro do sapato durante o réveillon, isso é um pouco brutal na minha opinião, pois submete a pessoa a você, o que não gera sentimento sincero.
Beber champanhe, ligado aos orixás da criação, espera se que o primeiro gole seja despejado no chão. pedindo aos antepassado sorte no próximo ano.

Mas acima de tudo, devemos ter uma passagem de ano em lugar agradavel, não digo apenas praia ou em casa com a família, devemos estar fazendo algo que gostamos e com quem nos faz bem, essa harmonia traz boa energias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário