Estamos na reta final, Dezembro é o mês das simpatias e louvores para 2014 e preparação para 2015. Teremos como Odu (Na tradução bem simplificada, seria "caminho", odu é o caminho que cada ser humano possui, o odu do ano se refere ao que aqueles 12 meses favorecem e desfavorecem) regente o 8 (Ejionilê), o qual corresponde aos Orixás Oxoguiã e apara alguns traz Oxossí, e no seu lado negativo Iemanjá. Teremos a regência de Oxossí. Iroco e Logun-Edé pelo dia em que o ano começa (quinta-feira), e também pelo número do ano ser 8 o qual no jogo de búzios quem fala é Oxossí e Oxum, então temos a regência de 6 Orixás e os dois elementos são fogo e ar.
Para inicio falaremos do Odu a figura principal de regência do ano. Esse Odu um dos mais velhos, trata de suprir as necessidades básicas do planeta. É o fogo sobre fogo, então é um ano de muitas iniciativas, porém poucos objetivos concretizados, igual "fogo de palha", acende mas só um tempo e já acaba? Teremos muitos disso, assim como no campo afetivo, muitas paixões e pouco amor de verdade. Esse Odu rege pessoas muito impulsivas e precipitadas, preparem-se para situações com soluções sob pressão e de escolha rápida. Como Iemanjá fala pela parte negativa desse Odu teremos muitas perdas materiais (roubos, assaltos, furtos e afins). Com a presença de Oxossí junto de Oxum acarreta aumento na taxa de propensão a nascimentos. A energia de Oxossí, Iroko e Logun acarretam muita prosperidade, e casamentos de pessoas jovens, assim como a justiça "brutal" por causa de Iroko.
Comecei pelos pontos desfavoráveis, mas nem tudo é espinho né? O 8 é um Odu muito utilizado nos terreiros para a cura e prolongamento da boa saúde, então teremos um bom favorecimento para aumento de cuidados em relação a saúde, tratamentos e qualidade de vida. Como Orixá mais influente no ano será Oxoguiã teremos muitas batalhas para enfrentar, porém todas as batalhas trazem triunfos aos vencedores, desse modo ano de conquistas através de esforços, afinal tudo o que é ganho por esforço é mais duradouro. Oxossí vem trazendo sua prosperidade juntamente com Logun, Iroko traz a justiça e conciliações, uma boa época para solucionar antigos conflitos e desavenças. Iemanjá, infelizmente, fala apenas com o lado negativo do 8, porém a benevolente mãe não ia nos deixar desamparados, para suprir essa desfavorecimento em perdas basta cuidar do lado de Xango, que corta esse negativo. Oxum vem trazendo o amor e fertilidade, mas por ser um ano de momentos passageiros, sua influência acaba visando mais paixões rápidas e intensas do que amores duradouros. Um bom ano para iniciar projetos a longo prazo que vão se concretizar a partir de 2016, que vão ter toda a euforização nesse ano de 2015 para um bom empurrão no começo, ano de planos e iniciativas., como começar faculdade, montar uma empresa e afins.
Resumindo, teremos muita paixão, prosperidade, planos, planejamentos par situações vindouras, intensidade em tudo o que for feito, nascimentos, saúde, recuperações e conciliações. Mas infelizmente teremos perdas materiais, justiças "brutais", momentos fortes mas com pouca duração, frustração em projetos a curto prazo, muitos não vão conseguir crescer financeiramente, só conseguirão suprir as necessidades.
Vale ressaltar que os Orixás assim como o Odu regente e Exu, simplesmente favorecem ou desfavorecem, seja pela combinação dos Orixás e energias, e que vale muito da pessoa também, ela tem que aproveitar aquilo que está favorecido e tomar cuidado com que não é bom, ninguém vai tomar as atitudes por ninguém, são apenas esclarecimentos e noções, cada um tem que saber administrar isso sozinho ou com o aconselhamento de um zelador de santo. Não adianta o ano ser bom para a saúde e a pessoa não fazer um tratamento, as situações tem de ter lógica, as religiões afro-descendentes por mais que estejam difamadas, trabalham com esse elemento (logica), então tomem os caminhos certos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário