quarta-feira, 11 de junho de 2014

Exu Veludo


"Ninguém pode comigo, eu posso com tudo, lá na encruzilhada, ele é Exu Veludo"

Um grande Exu, que tenho o prazer de conhecer pessoalmente, é uma entidade de incomensurável evolução e poder, escravo de Oxossí, muitos dizem ele ser de Xango, entretanto é engano, pois Exus de Xango são  Marabô (de Iemanjá também) e Tiriri. Esse espirito evoluído, além de trabalhar com sua companheira Maria Padilha das Encruzilhadas, ainda tem outra companhia, o grandioso Sr. Exu Capa Preta, existe semelhança entre essas duas entidades, por isso quando assentados, seus ibás (o assentamento físico em si) ficam um ao lado do outro. Tal semelhança se dá ao fato dos dois possuírem grande conhecimento de feitiçaria, ebós e expurgo de eguns (espíritos desencarnados), ressaltando que Exu não é mau, mas sim o consulente, pois eles estão aqui para ajudar, essa ideia de que Exu de Luz não oferece aquilo que foi pedido é uma total ignorância por parte dos adeptos da religião, porque Exu realiza aquilo a que foi pedido, mesmo aconselhando o requerente a não ir por aquele caminho, existe também a doutrina do terreiro, a qual pode sim vetar trabalhos dessa natureza. Exu Evoluído não se mede apenas pelo seu trabalho e sim pelo assentamento e pelo modo de incorporar. 
Recebeu esse nome, devido ao seu modo de falar, calmo e agradável, como veludo, entretanto não quer dizer que seja um Exu "mole", pois fala agradavelmente mas de maneira objetiva, detesta consulentes que ficam enrolando e nem ao menos sabem o que necessitam, prefere aqueles diretos e objetivos, ensina que dessa maneira, todos podem ser atendidos e sua evolução também ocorrerá de maneira mais fácil, além de não perder tempo com conversas vagas.
 Gosta de charutos de ótima qualidade, bebe vinhos e Whisky, utiliza da cor vermelha e preta, utiliza de capas longas e vistosas. Exigente, objetivo, direto e trabalhador são os adjetivos que o melhor caracterizam, cuida muito de quem é caro a si, os demais exus fazem isso, mas esse Exu pega um amor e carinho muito peculiares, só pede dedicação e cuidados, se cuidar de Veludo, ele cuidara ao extremo de você. Muitos fieis acreditam piamente nessa entidade, porque já objetivarem mostras de seu grande poder e eficacia, recomendado sempre em assuntos financeiros e familiares (empregos, negociações, discussões em casa e afins). Sua saudação é como as dos demais : "Laroyê Exu", "Salve suas Forças", "Mojubá, Monujá, Atotó". Sempre com porte de homem forte, majestoso e imponente, por isso dizem ter sido algum lorde em vidas passadas, no entanto vale lembrar que a encarnação que ele responde é a africana, exus são espíritos muito antigos, da época dos Orixás, por isso são seus mensageiros, tem evolução descomunal.

6 comentários:

  1. Com muita honra e orgulho, Veludo é um dos meus exús.

    ResponderExcluir
  2. Laroye exu, salve suas forças, seu veludo!!!

    ResponderExcluir
  3. Laroyê Exu Veludo ..salve suas forças..."Mojubá"

    ResponderExcluir
  4. Primeiro exu q eu encorporei no inicio do meu desenvolvimento, ele foi o único, ja as pombogiras encorporei 3 Quitéria, mulambo e Padilha. Mas ai abandonei a desinvolvencia mediúnica.

    ResponderExcluir