Atualmente, as coisas são muito bagunçadas em relação a diferença entre Candomblé e Umbanda, devido a falta de conhecimento ou até mesmo a zeladores de santo sem preparo que para engrandecimento pessoal misturam os dois ramos.
Vamos definir as diferenças explicando cada lado, a Umbanda é o cultuo as entidades, nasceu no Brasil e coloca a preferencia as entidade (pretos-velhos, caboclos, boiadeiros, baianos e afins), cultua poucos Orixás, por sua vez na maioria das vezes apenas uma saudação nas sessões. O conga, que seria o altar com as imagens, está presente nesse ramo, assim como o sincretismo (associação de Orxás com Santos), os pontos em português também é um hábito umbandista. As cores relacionadas com os Orixás se altera muito da Umbanda para o Candomblé, como por exemplo: Iansã na Umbanda usa laranja e no Candomblé é marrom.
O candomlé, é "abrasileirado", porém segue as matrizes africanas, o culto é direcionado aos Orixás, ou seja, cultuam a natureza e suas forças, os cântigos são em Yorubá, não existe congá e muito menos sincretismo, existe o jogo de búzios completo, o apareceimento de Odus (caminhos), ebós e sacrificio.
Resumindo a Umbanda é um culto mais voltado aos nossos ancestrais e o Candomlé aos Orixás. Porém existe algumas questões, e Exu? E erê? e Bombo-gira? Sim, eles estão presente nas duas (ou em pelo menos quase todas as Umbandas), releembrando o que é Exu, são os mensageiros dos Orixás, quem levam nossas preces a eles e trazem suas palavras, seriam os anjos da religão Católica, ou seja, não são perversos e muito menos demonios! Estã presente nas duas pois todos necessitam estar com a proteção e força de Exu, as que não se associam é devido a um preconceito ignorante, as bombo giras são provenientes da nação Angola e foram adotadas por todos, são o lado feminino de Exu assim como Lebará. Ere, as crianças, são os porta vozes dos Orixás, vale ressaltar que Orixá não fala durante a incorporação (no máximo dá o seu ilá), então os erês são os seus porta vozes, e foram adotados pela Umbanda devido ao aspecto feliz.
Foram adotados pelos umbandistas muitos aspectos do Candomblé, devido a falta de cultura sobre Orxás e a necessidade da força dos mesmo para algo mais completo, assim como o Candomblé adotou certas filosofias da Umbanda para um melhor convivio social nas roças.
Uma não é mais completa que a outra, possuem suas diferenças, mas são maravilhosas independente disso, trazem a bondade, o amor, o culto a natureza e aos nossos antepassados, então como podem ser algo do Inferno (termo que nem existe para espiritualistas)? Fazemos o bem e a caridade, merecemos o respeito das demais religiões assim como as respeitamos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário