sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Orixás regentes de 2024.

 

Odu: Ejinolê ou Éjìoníle ("08").

Orixás regentes: Oxoguiã, Exu, Obatalá, Ogum, Oxum, Oxalufã e Yemonjá.

Exu Lálu (forte ligação com Oxoguiã).

                                                         Animal: pássaro lekèlekê, pombo branco.

Planeta: Saturno

Signos: Capricórnio, Aquário, Libra e Peixes.

Cores: branco, azul claro e prateado.

Flores: Verbena, Primavera e Flor do Algodoeiro.

Carta de Tarot: O mago.

Pontos favoráveis: rompimento de ciclos nocivos, mudanças em todos os aspectos da vida, recuperação de saúde, tempo auspicioso para cultivar espiritualidade, inicio de novos projetos, ano movimentado. 

Pontos desfavoráveis: ingratidão, brigas, guerra, desentendimentos, impaciência, falta de foco, impulsividade, afastamento familiar, fofoca, instabilidade emocional. 


Em todas as previsões que busco compartilhar, sempre gosto de deixar claro que minha humilde análise é mais focada no Odu (caminhos/destino). Pois, entendo que os odus são signos acima dos próprios Orixás e são os grandes senhores do destino. Desse modo, respeito todas as previsões das demais casas, mas quero compartilhar a minha com todos os leitores.  De antemão, agradecer seu carinho de acompanhar o Saravá Orixás há tanto tempo, obrigado por ser uma pessoa interessada e confiar na minha dedicação aos Orixás. Te desejo muito asè. 

O grande regente de 2.024 é o odu Ejinolê, também conhecido como "oito", pois é representado por 8 búzios abertos e 8 fechados. Geralmente, quando ocorre essa caída no jogo de búzios do consulente é entendido que ocorrerá um momento difícil, relacionado a desentendimentos, rompimentos e ingratidão. Ocorre que Ejinolê é um dos odus mais antigos (primordialidade masculina), exceto por Ofum ("10" - a primordialidade feminina), ou seja, ele é o pai do Mundo, o provedor.

O "8" é o amanhecer do dia, o inicio de uma nova jornada, a qual ocorrerá por uma mudança brusca. Desse modo, não tenhamos medo da ira ou da raiva, pois o regente nos ensina que uma raiva bem canalizada pode ser utilizada para romper um relacionamento ruim, trocar um emprego em que somos infelizes, uma carreira profissional que nos faz mal, amizades que não são mais proveitosas, ou seja, é o impulso para mudar. É o movimento por intermédio da fúria, é aquele desentendimento que nos encoraja para criar novos ciclos, é o renascer do nosso desejo em busca de grandes realizações.  

Éjìoníle é responsável pela ligação entre o plano material (aiê) e os planos espirituais (oruns), é também conhecido como o "senhor que leva chuva a terra" ou o "resplandecente", dono de tudo que brilha, o pai da luz do Sol, de tudo o o que acontece durante o dia e por fim o Pai do Mundo, assim como Ofum é a Mãe do Mundo. Existe então, um asè que renovará as nossas forças tão testadas nos últimos anos, mas que poderá gerar conflitos, caso seja mal administrada. 

Nesse sentido, no caminho positivo o "8" favorece o inicio de bons relacionamentos, novos projetos, felicidade, riqueza e recuperação de saúde. Ele requer uma busca maior pela espiritualidade para que possamos evitar as suas partes negativas, pois elas favorecem a ingratidão, a instabilidade emocional, brigas, pagamento kármico de nossas atitudes ruins e problemas judiciais. 

Em se tratando dos Orixás regentes de 2.024, temos a força dos orixás funfun, são deuses da criação, ou seja, unem todos os aspectos em si para criar o mundo, o homem, a natureza e tudo o que existe no Universo. Bem como, utilizam a cor branca nas vestimentas com a função de "esfriar" seu asè (energia) "quente", promovendo um equilíbrio de suas forças. Por isso, a cor branca será o grande destaque para o próximo ano. 

Assim sendo, a grande força da natureza no próximo ano é Oxalá, principalmente em seu aspecto jovem, Oxoguiã, o grande guerreiro que veste branco. Este orixá maravilhoso nos impulsiona a brigar por nossos desejos, sonhos e objetivos. Revitaliza nossas forças para buscarmos iniciar ou concretizar os nossos planos, também proporciona recuperação da saúde. Em seu lado negativo favorece desentendimentos, fúria, guerra, impulsividade, instabilidade emocional e mental. O cuidado espiritual e mental deve ser uma das prioridades para que possamos evitar tais pontos negativos. 

O ano será também regido fortemente por Exu (orixá e não exus de trabalhos nos terreiros), o movimento do Mundo, agilizando os acontecimentos e "esquentando" os ânimos, trazendo mobilidade para todos, mas é claro que a direção deste deslocamento é nossa, então, busquemos sempre conduzir essa força para o bem, realização e evolução. Exu é o pai do dinheiro, dono do comércio, aquele que vence até Iku (morte) e o senhor da astúcia. Sempre bom lembrar que ele NÃO tem qualquer ligação com Lúcifer, pois o culto ao Orixá não é cristão, essa figura não existe para os praticantes, trata-se de associação preconceituosa e intolerante religiosa. Cada qual com seu cada qual. 

Concluindo, 2024 possui uma enorme força de realização com base na ação, no movimento, no ir atrás daquilo que queremos, não favorece o planejamento exagerado e a relutância. Um ano de muito movimento, ânimos a flor da pele que necessitam de um controle emocional e espiritual, muita terapia para lidar com toda essa agitação. É o cultivo da temperança e da inteligência para lidar com todas as mudanças que aparecerão. Devemos sempre manter as "mãos no volante" e a "força na peruca" para direcionar toda essa energia para uma boa direção. A carta de Tarot do Mago deixa claro que possuímos tudo o que é necessário para uma nova jornada, basta apenas ter coragem e força para seguirmos em frente. Ano de Oxalá, não esqueçam a roupa branca. 

Asè a todos. 




4 comentários: