Odu: Òbàrà ("06").
Orixás regentes: Xango, Oxossí, Logun Edé, Iemanjá, Oxum e Oxalufã.
Exu Bará (forte ligação com Òbàrà e Xango).
Planeta: Mercúrio.
Signos: Gêmeos, Virgem e Capricórnio.
Cores: branco e azul turquesa.
Pontos favoráveis: prosperidade, felicidades no trabalho, realizações no âmbito financeiro, novas ideias e boas oportunidades de iniciar empreendimentos.
Pontos desfavoráveis: problemas de ordem emocional/psicológica, roubo, inveja, perda de oportunidades por ego/prepotência, perda de objetos e ganância exagerada.
O planeta tem passado por grandes provações nos últimos anos, tanto em relação a pandemia quanto aos conflitos deflagrados por guerras comerciais, ideológicas e recorrentes demonstrações de poder militar. Restando importante ainda, mencionar as graves crises causadas por fome, desigualdades sociais, questões ambientais e crises sistêmicas nos principais sistemas de saúde ao redor do Mundo.
Em meio a todo esse caos instaurado, muitos tem buscado cada vez mais o amparo religioso, utilizando dessa ferramente para renovar as suas esperanças. Obviamente que os seguidores de religiões de matrizes africanas não estariam de fora dessa equação. De tal modo, não se pode deixar de avisar que as regências favorecem certas situações e podem atrapalhar outras, não querendo dizer que acontecerão e sim que possuem um terreno fértil para acontecer. Afinal, nossas atitudes também são determinantes para a realização de nossos feitos.
Inicialmente, partiremos da análise do odu ("caminhos") do ano de 2022, mencionando rapidamente que os odus (16 no total) se tratam não de um Orixá (deuses que personificam elementos da natureza e aspectos da humanidade, os "administradores" da Terra), mas de forças que comanda o destino, propiciando certos fatores e desfavorecendo outros. Sendo também os responsáveis por realizar o vinculo dos homens com os Orixás e Olodumarè (Deus).
Assim sendo, o odu 06 Òbàrà, o grande rei da riqueza será o regente do próximo ano. Favorecendo a riqueza, prosperidade financeira, inicio de novos empreendimentos, pois beneficia a criação de novas ideias. Ademais, seu simbolo é uma corda, em grande referência ao seu poder de levantar as situações, ou seja, contamos com uma força que acolhe nossos problemas e incrementa nas suas soluções. Será o tempo perfeito para apostar em banhos com frutas e em simpatias para sorte. Geralmente, quem nasce sob a influência deste odu detém grande força de progresso dentro de si, ocasionando em pessoas com enormes poderes de mudança e realizações.
Em seu estágio negativo deve-se ter cuidado com o ego e prepotência, tais fatores podem ser impeditivos para angariar oportunidades e prejudicar as realizações. O mau-olhado será um dos grandes males do ano seguinte, busquemos sempre utilizar banhos, ebós e oferendas que protejam de tal situação.
Outrossim, no jogo de búzios quem fala por Òbàrà são os Orixás Xango (rei da justiça), Oxossi (senhor da prosperidade e caça) e Logun Edè (patrono da riqueza e sorte), de tal maneira teremos a mencionada tríade influenciando o próximo ciclo, reforçando todas os atributos do odu de 2022.
Em continuação, as Yàbàs (orixás do sexo feminino) terão grande participação, diante do inicio do ano ser no sábado. Alias, Iemanjá (senhora das ondas e rainha do mar) possuirá forte protagonismo! Concebendo uma maior empatia com nossas aflições, tentando acalmar toda o caos instaurado nos últimos anos. Teremos a benesse do surgimento de redes de apoio, maior compreensão no coração das pessoas e uma força que proporciona um sentimento de acolhimento.
Apesar de todos os aspectos positivos, é essencial enumerar que a grande deusa do mar também é patrona do orì (cabeça), ou seja, muito cuidado com a sanidade mental e emocional, recomendamos oferendas para firmar a cabeça, acalmar o orì e também acompanhamento com psicologo. Nesse raciocínio, existe evidente favorecimento para roubos, perda de dinheiro e objetos.
Por fim, 2022 será um grande período de foco em trabalho, prosperidade econômica, devendo possuir objetivos bem traçados, cuidado em não perder boas oportunidades, atenção com instabilidade mental/emocional e roubos. Não vislumbra-se uma boa maré para relacionamentos amorosos com intuito de casamento, relações sociais em geral tendem a esfriar e as familiares a inflamar-se.
Nenhum comentário:
Postar um comentário