domingo, 19 de julho de 2015

Mitos e confusões sobre a religião.


Atualmente, terreiros de Umbanda, Candomblé e todo ramo que possui ligação com matrizes religiosas africanas se espalharam não somente pela América, e sim pelo Mundo. Devido a inúmeros fatores (vaidade, falta de preparo, ganância, oportunismo e afins) nem todos possuem dirigentes sérios e procuram realmente a caridade, ajuda, evolução, verdade e a própria religiosidade. Decidi fazer uma postagem um pouco polêmica, mas que pode servir de auxilio, afinal não é algo dogmático, porém todos seguimos um linha de preceitos e tradição muito semelhantes com diferenças minimas.

1- Exu é o Diabo?

Não. Existe uma grande confusão a respeito de "Exu", e tristemente nem todos conseguem explanar sobre o tema. NENHUM ramo religioso que tem matriz africana ou qualquer influencia, acredita no Diabo, Satanás, Lúcifer, Satã e demais nomes, NÃO seguimos a bíblia, ou seriamo algum ramo do catolicismo. Exu é um Orixá, dos caminhos, comércio, dinheiro e comunicação.

2- Exu vive nos cemitérios, catacumba, lixo e afins?

Em hipótese alguma. Quem gosta de cemitério ou calunga menor é E-G-U-M, Obaluaiê, Nanã, Ewá, Iansã e demais Orixás ligados a morte ou a passagem do nosso plano para o espiritual. Realmente Eguns que se passam por Exus vão falar que adoram cemitério. É algo bem problemático,  porém vou elencar vários argumentos para sustentar a resposta. Exu não é Egum atrasado, muito pelo contrario, são espíritos antigos, do tempo em que os Orixás caminhavam pela Terra. Orixá tem um formato triangular, acima Odu, na esquerda Exu, fazendo a função de mensageiro, ou seja serve diretamente o Orixá, como poderia ser atrasado!? E o lado direito Erê, que serve de porta voz do Orixá, porque o mesmo NÃO fala, NÃO da consulta e nem NADA semelhante. As entidades evoluídas como Exu, tiram sua energia de seres vivos, então coisas mortas não possuem axé (energia), então logo no cemitério existe algo vivo para que eles possam retirar algo? Só ossada, mármore e pedra!
Exu ADORA festa, acham mesmo que ele gosta do clima péssimo de calungas menores? Obvio que não! E por ultimo e não menos importante, Exu, Bombo-Gira cuidam de caminhos, estradas e moram na estrada, qual a relação de encruzilhas, caminhos e cemitério? Nenhuma.

3 - O sacrifício de animais é algo errado?

Sei que pode ser o tópico mais controvertido, não estou aqui para julgar, cada zelador acredita no que acha certo para seu terreiro, entretanto, vale ressaltar determinados pontos. O sacrifício no Candomblé segue uma tradição de milhares de anos, mais de cinco mil para ser mais exato, então é preceito religioso primordial. Axé vem de coisas vivas, logo usamos da força do animal para fortalecer os deuses e entidades para conseguirmos alguma graça ou simplesmente de presente, é a crença! Muitos acham crueldade, porém são cínicos a ponto de falar isso e comer animais! O animal não possui maldade, essa inocência serve de vitalidade, além de acreditarmos que eles foram criados para as necessidades do homem.

4 - Exu usa tridente?

Sim, mas nenhuma relação com o Diabo! O tridente é a arma dele, e na verdade, simboliza 3 lanças ou 4 caminhos (contando com o cabo), o que isso lembra? Exato, uma encruzilhada! Tudo tem fundamento.

5 - Sal grosso limpa?

Completamente, entretanto limpa o lado bom e o ruim! Deve se ter o maior e mais minucioso cuidado com esse elemento, afinal, nos limpamos apenas do prejudicial e não do benéfico!

6 - Bombo-gira foi prostituta em vida passada e apenas tem a função de arrumar homem?

Primeiramente o termo correto para o feminino de Exu é BOMBO-GIRA. Elas são espíritos tão antigos quanto Exus, e servem diretamente aos Orixás, então não tem ligação com a prostituição, apenas são alegres, felizes e risonhas! Cuidam do amor em si, auxiliam as mulheres por simbolizarem um principio feminino, mas vale ressaltar que espirito NÃO tem sexo! Então uma Padilha poderia ter sido um homem em vida. Elas cuidam de todo o aspecto, cada entidade em particular tem o lado que prefere atuar, mas trabalham em TUDO.

7 - Médiuns incorporam em qualquer lugar?

Bom, incorporação não é igual respirar, algo que acontece frequentemente! É necessário um preparo tanto de corpo quanto espirito! E muito raramente, durante o começo do desenvolvimento o Orixá "bola" (Termo para incorporar) o iniciado em alguns lugares, mas esse local deve ter axé! Por isso é bem mais fácil ocorrer em terreiros.

8 - Qual a diferença de tomar banho da cabeça aos pés ou do pescoço para baixo?

Cada erva usada nos banhos, é de determinado Orixá, são dividas em dois grandes grupos, plantas "quentes" e "frias". Quando a pessoa toma determinado banho, deve ter um fundamento, falamos que a pessoa está muito "fria", ou seja, sem animo, força ou energia, então será recomendado um banho com plantas mais "quentes", caso o mesmo consulente encontre-se "quente", devemos acalma-lo com um banho com ervas "frias". Porém mesmo o banho sendo quente ou frio, existe sempre um equilibro, para não deixar a pessoa muito calma ou esquentar a ponto de enlouquecer. E também temos banhos de descarrego, que podem usar, arruda, sal-grosso, fumo e afins, elementos os quais em hipótese alguma devem ser tomados na cabeça, então toma-se do pescoço para baixo. Pois são ingrediente muito quentes e fazem mal ao ori (cabeça).

9- Eu fui a um terreiro e disseram que sou filho da Jurema ou de preto velho, acontece?

A Jurema, pretos-velho, baianos, boiadeiros e a toda linha de entidade, NÃO assumem ori, eles tem grande evolução sim, porém poder de assumir uma cabeça, apenas Orixás, então dentre os 16 principais, você é filho ou filha de algum, e não de uma entidade. Você pode ter afinidade com ela ou até mesmo ser a sua cabocla, porém não sua mãe de cabeça.

10- Oxumarê e Logun-Edé são metade homem e metade mulher?

NÃO! Oxumarê vive sobre a forma de um homem metade do ano e na forma de uma serpente, a dualidade se dá na personalidade, como mudanças de humor. E Logun vive metade do ano no rio com a mãe (Oxum) e a outra metade nas matas com o pai (Oxossí), tanto é que é patrono das margens e seu animal é o pato, que vive na água e na terra. Muitos tentam usar essa dualidade de personalidade para justificar o transgênero ou por serem homossexuais, a religião não condena isso, não precisa buscar justificativas para sua orientação, e nenhum orixá fará diferença ao te escolher como filho, muito pelo contrario, seu pai ou mãe de cabeça vai te acolher como você é! Não busque respostas aonde não tem, apenas se conheça e aceite como você é, afinal isso não é defeito.



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