sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Yemanjá II


Odo Iá Yemonjá! Rainha das águas, dona dos oris!

Hoje, dia 15/08, comemoramos o dia de nossa grande Mãe Yemanjá ou Yemonjá que significa Yéyé Omo Ejá (Mãe de inúmeros filhos como os peixes), que também é o dia de Nossa Senhora da Glória. É uma das Orixás que mais teve seus ritos difundidos no Brasil, entretanto ocorreram algumas alterações na forma de tratamento e de seus domínios. Seus ritos feitos pelo povo agbá começaram na região de Ifé e Ibadan (Africa) onde se encontra o rio Yemonjá, posteriormente fora transferido para a região de Abeokutá, levando consigo os preceitos da Yabá (Orixá do sexo feminino). Em principio é filha de Olocum, que para muitos é uma divindade masculina e para outros feminina, que na formação do Mundo era o grande senhor/senhora das águas e suas filhas detiveram poderes sobre seus domínios, como por um exemplo Olossá, irmã mais nova de Iemanjá, que é a rainha das lagoas. A principio Yemonjá era a rainha das águas doces, tanto que sua saudação, odo iá, significa "mãe dos rios" e todos os seus orikis (conjuntos de rezas a determina Orixá) falam sobre ela deter poder sobre a água doce, porém com a difusão, acabou ganhando o dominio de seu progenitor e sendo conhecida como rainha de toda as águas, tanto doces quanto salgadas, a que vem cavalgando nas ondas em cima das espumas do mar. Seu culto ganhou muita força no Brasil e muito adeptos, sendo querida e adorada em todas as partes do país.
Seu dia é o sábado, assim como as demais Yabás, sua cor é o azul claro na Umbanda, e verdes água e prateado no Candomblé.Utiliza a espada e o abèbè prateado em forma de lua ou peixe (leque com espelho). Seu metal preciso é a prata por simbolizar Oxu (a Lua), um de seus Exus é Marabô, come manjar de coco, peixe de água salgada e boboya, seu fio de contas é o cristal límpido, detém domínio sobre todas as águas em geral, principalmente as que correm para o rio, protetoras das mães e filhos além de ser rainha dos oris (cabeças). É conhecida como grande mãe, pois a partir dela e Aganju (terra firme), nasceram quase todos os demais Orixás como por um exemplo: Exu, Oxum, Xango, Ogum, Oxossí e assim por diante. É uma das divindades mais antigas e poderosas, com humor intempestivo, o qual se reflete no mar ora calmo ou furioso. É protetora das mães, devido ao seu caráter materno, a qual chantageia seus filhos com o sentimental. Gosta de tudo o que é seu e da valor até as penas, por isso seus ritos devem ser procedidos com muito cuidado e atenção ou quem ministra sentira a ira de Iemanjá.
Está presente em quase todos os rituais, por ser dona do ori, que é nossa própria cabeça, sempre presente nos Boris (dar de comer a cabeça), ela quem domina tanto a saúde mental quando espiritual, prezando o equilíbrio da mente, esse poder foi dado a ela por Oxalá com quem foi casada, conta se que ela falava tanto, mais tanto na cabeça de Oxalá que acabou por enlouquece-lo, com peso na consciência ela tratou do ori de Oxalá que estava péssimo, oferecendo frutas dulcíssimas, água e entre outras coisas, e então surgiu o ritual de bori, que cura a mente, fortalece a cabeça, equilibra o psicológico e abre as oportunidades com uma visão mais limpa e segura. Muitos zeladores a tratam como um entidade calma e amável, porém ela tem outro lado, pois ela luta com espada, assola com suas ondas o Mundo, devolve a sujeira de suas águas para a Terra, pune os homens com sua ira e sempre protege seus filhos com unhas e dentes.
Os filhos de Yemonjá, são muito difíceis de se lidar, pois guardam um rancor incontrolável e nunca esquecem uma ofensa. Têm aparência natural, não tem tanta vaidade quanto os filhos de Oxum e Yansã, possuem naturalidade, se ornam sendo discretos. Tem caráter complicado pois fazem chantagens emocionais, cuidam da vida alheia e se impõe com muita força. Entretanto são amáveis quando querem, possuem uma bondade de ajudar os desfavorecidos, são voluntariosas, pegam o problema dos outros para si, tenta resolve los como se tudo dependesse daquilo. Sinceros aos extremo, não guardam nada, principalmente segredos. Os melhores amigos possíveis, pois sempre trataram suas amizades com um amor materno, mantem hierarquia sempre a mostra, pois gostam que respeitem posições. Possuem facilidade em resolver problemas psicológicos, em dar palavras amigas, solucionar problemas e tem determinação de alcançar seus objetivos sem pisar em alguém, fazem jogo limpo. Tendem a serem ótimos psicólogos. Possuem tendencia a obesidade, devido a imagem materna da gravides. Sempre possuem problemas familiares, principalmente com as mães. Ótimos no casamento, sempre proporcionando uma vida muito boa para os companheiros, pois cuidam de quem amam, com muito afeto porém são bem ciumentos, tendem a casar cedo, pois possuem desejo de constituir uma família.


2 comentários: