segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Instrumentos das entidades

 As religiões afro-descendentes sofrem sempre um grande preconceito em relação a certas praticas ritualísticas, o que mais se escuta e o sacrifício de animais, mas vamos comentar sobre isso daqui um tempo; gostaria de falar sobre algo que também gera muita discórdia, que é o uso de alguns "instrumentos" pelas entidades.
É muito fácil criticarmos, agora saber para que cada coisa é usada e entender o porque daquilo, isso sim é difícil para a compreensão de algumas pessoas, por um exemplo para que o preto-velho fuma cachimbo? se ele é um espirito para que fazer fumar? A questão é um pouco mais complexa do que só o ato de fumar, quando se prepara um terreiro, são feitos diversos preceitos, um deles é a defumação, alguns centros optam por fazer a defumação um pouco antes do trabalho começar, mais outros preferem fazer pela manhã, lembrando cada casa com seus costumes, o importante é fazer a defumação antes do trabalho começar; pois bem a defumação seria uma limpeza espiritual, livrando o espaço de energias negativas, eguns e etc, coisas que atrapalham o andamento do trabalho; quando um preto-velho utiliza o cachimbo ele está fazendo a mesma coisa, limpando quem está se consultando com ele, como se fosse um passe, ele está defumando a pessoa, utilizando da energia dele (preto velho) para "limpar" cargas especificas de energia, é um instrumento de trabalho, e também algo que ele gostava de utilizar em vida, o mesmo acontece com a uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cigarros de palha e etc.
Temos também o uso de pembas, que seria como um giz, serve para as entidades no caso para que elas firmem o seu ponto, ou como muitos dizem "risquem o seu ponto"(a pemba é tem outras funções também), esse ato serve para muitas coisas, uma delas é para provar que quem está ali é aquela entidade mesmo, pois a reconhecemos pelo ponto, um exemplo um médium incorpora e aquela entidade diz ser o Pai João, o cambono vai confirmar isso pelo ponto riscado, e esse ponto também serve como ponto de energia que a entidade utilizara durante o seu trabalho, existem casos em que a entidade muda o seu ponto, isso vai de acordo com o trabalho, por um exemplo em um gira de descarrego vai ser um ponto diferente do que em uma gira de cura, como eu disse são casos e casos, mais não tem tanta alteração no ponto.
O uso da vela é o que gera menos controvérsia, ela seria como um aumento da ligação entre a entidade que está ali e o médium, fortalecendo a entidade incorporada, pois existem trabalhos que vão exigir mais da entidade e ela precisa estar bem "conectada" ao médium; agora vou falar sobre o que gera o maior preconceito, até mesmo entre os espiritas, que seria o uso de bebidas alcoólicas pelas entidades, todos acham uma abominação que um espirito utilize algo desse tipo, mais na verdade a bebida é como se fosse a água que utilizamos para beber o nosso remédio, e como uma confirmação; muito bem vou explicar, primeiramente as entidades que mais utilizam das bebidas são os exus e as bombo-giras, as bebidas que eles utilizarem servem para que possamos ter noção para que orixá aquela entidade serve, por um exemplo m exu vem e toma conhaque, assim o cambono vai saber que aquele exu é de serventia de Ogun, e também é algo que eles gostam, mas também fiz uma comparação com o remedio, pois é dentro da bebida que a entidade poe o seu ectoplasma que vai servir como cura, para desmanchar algum feitiço ou para algum trabalho determinado, por isso as entidades nos dão para beber, para que possamos ingerir o axé delas, é nada mais que uma forma de trabalho, e a bebida também é usada para descarrego do médium que aquela entidade está incorporada, pois a entidade retira tudo que está em uma pessoa e as energias negativas dela ficam no médium, um dos meios de livrar ele disso, é utilizando as bebidas para "neutralizar" essas cargas ruins; lembrando uma coisa quem utiliza pinga é egum que se passa por alguma entidade, exu desenvolvido ou qualquer outra entidade com evolução não bebe isso.

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