sábado, 13 de outubro de 2012
Preceitos para um trabalho
Pessoal hoje é o dia que tem trabalho no meu terreiro, então queria falar sobre os preceitos necessários que os médiuns devem seguir para o bom andamento da sessão.
Primeiro quero falar do dia, eu vejo que em muitos centros os trabalhos são feitos na sexta feira e como eu já disse é um dia que seria para nos muito importante, até mesmo sagrado, por causa de Oxalá, então é um dia que não é aconselhável não fazer trabalho, pois é um dia branco, onde se deve total respeito e ainda mais se for sessão de Exu, na sexta feira não se pode ou não é bom fazer NADA relacionado a Exu, pois para mexer com Exu é necessário mexer com dendê e nesse dia não se pode usar dendê ou nada que "esquente" o corpo, quando digo esquentar quero dizer que algumas coisas que usamos esquentam o nosso corpo.
Outra coisa é que no dia da sessão os médiuns tem que ter um dia tranquilo, pois é assim, na hora de formar a "corrente", tudo que você tem é passado para os outros, então se você teve um dia estressante você vai passar isso para os outros médiuns e atrapalhar o andamento do trabalho e prejudicar a sua encorporação (se você encorpora), bebida alcoólica nesse dia também é algo proibido, mais cerveja não é contra-axé, então um pouco até se pode tomar para quem tem o habito, umas duas horas antes do inicio da sessão evite comer, porque para quem "vira no santo" (encorpora) pode prejudicar, correndo o risco de passar mal.
Não pode haver nenhuma relação sexual neste dia, de nenhum tipo, porque ela "suja" a sua matéria e como eu já disse você passa tudo para os outros médiuns (não estou condenando o sexo, apenas dizendo que é algo que fecha o nosso corpo para a encorporação), então um corpo "sujo" prejudica os outros, eu sei, é difícil talvez para alguns isso, mais pensem bem é um sacrifício pelo seu próprio bem, do trabalho e um sinal de respeito.
Você deve tomar um banho de descarrego com as 7 ervas certas e por cima desse banho um banho de "amaci" (o banho de folhas) para acalmar, alias é algo que as pessoas confundem muito, primeiramente quero falar do sal-grosso, que muitos médiuns utilizam, vocês estão certos o realmente ele limpa, mas tem um pequeno detalhe, alem de limpar as coisas ruins (inveja, pertubações, feitiços e etc) também te tira as coisas boas (sorte, felicidade,dinheiro e etc), então o sal-grosso não é nada aconselhável, eu vejo que muitos utilizam a arruda né? muito bem existem plantas que esquentam e plantas que esfriam, varia de acordo com o orixá dono daquela planta, a arruda é uma erva de Exu, então obviamente ela esquenta, e uma cabeça muito quente pode dar serias pertubações para a pessoa; o certo então é se informar sobre ervas certas e o banho deve ser rezado para que as ervas tenham efeito, não adianta nada você jogar tudo num balde ou ferver, que não vai resolver nada.
A utilização de guias (fios) é algo bem mal explicado em centros, você que começou agora sua vida espiritual e precisa de uma guia, qual será a sua primeira? Quem respondeu a branca de Oxalá está correto, porque principalmente para os rodantes (os que encorporam) necessitam esfriar o seu corpo, o branco faz isso, mais também tenha ciência da sua nação (origem do axé do seu terreiro) para ter um fio da cor dela, eu por um exemplo sou do Alaketu, as cores da minha nação é marrom e o branco; porque utilizar guia? é um enfeite? Se usa para a proteção do médium, funciona como um "filtro" de energia, ela não deixa que fluidos negativos te afetarem, e a posição certa é transpassada para proteger o coração e não pendurada no pescoço na vertical, pois não é um colar.
Depois de tudo isso, você está no terreiro, e agora não precisa de mais nada? precisa sim, quem é rodante acha que cambono é escravo, mais eles não são, você que é médium tem que manter os objetos dos seus guias em bom estado, limpos e arrumados, é uma responsabilidade sua e não do cambono; assim que chegar vá até a casinha de Exu e salde ele e as bombo-giras, passe na casinha ou cruzeiro das almas (se o terreiro tiver uma) e salve elas e depois vá ate o gonga e salde teu anjo da guarda (orixá de cabeça).
Agora sim, depois de um dia tranquilo, do seu banho de axé (abô), de estar com seus fios corretos e com os objetos do seu guia prontos, você está pronto para um trabalho e para se desenvolver em um terreiro, todos esses preceitos devem servem tanto para os rodantes, como para os ogãns,cambonos, ekedes e etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário