sexta-feira, 12 de outubro de 2012
Ibeji
Bom como é o dia das crianças decidi fazer um post especial, é claro homenageando os Ibejis, os nossos eres(crianças).São representados por dois meninos gêmeos, são os orixás da infância e juventude, do nascimento e de tudo aquilo que é jovem e puro, da alegria. Sempre se conta que são os filhos de Oxum com Xango, são mestres em feitiços, tem o seu próprio culto assim como qualquer outro orixá, alguns terreiros não dão o devido respeito que esse orixá criança merece e por consequência desse desleixo, eles acabam atrapalhando o andamento do trabalho, mais porque é tão importante o culto deles? é muito simples, o Exu sempre é cultuado primeiro, por ser o nosso mensageiro, quem leva as nossas preces ate os orixás e trazem o seu axé ate a Aie (Terra), então os ibejis tem a mesma importância só que com uma pequena diferença ao invés de mensageiros, eles são os porta-vozes dos orixás, trazem a palavra deles para nós, viu como funciona? o Exu leva a questão e os Ibejis trazem a resposta.
Só que eu estava falando de Orixá, mais também existe a linha dos eres que está presente tanto no Candomblé como na Umbanda, são como eu já disse espíritos desenvolvidos, que optaram por vir como crianças para fazer a caridade, ou seja, tem uma grande diferença do orixá Ibeji para as entidades eres(crianças).
Voltando a falar do orixá, são o simbolo de tudo aqui que é puro, inocente e novo, protegem os seres humanos até a fase adulta.Gostam de doces, principalmente o quindim, em festa de aniversario de pessoas que são "do santo" sempre é separado o primeiro pedaço do bolo com um pouco de cada doce que tem na festa e colocado para os Ibejis, para apaziguar eles, agrada-los e agradecer por mais um ano; mais também por serem gêmeos estão ligados a dualidade das coisas, para alguns terreiros os Ibejis não podem ter filhos (de santo) como os demais orixás, no entanto alguns centros acreditam que podem por esses que acreditam vou colocar o arquétipo dos filhos de Ibeji.
São alegres, vivem como se a vida fosse sempre uma brincadeira divertida, possuem um comportamento infantil, até mesmo mimado, são muito carentes de atenção, tem tendencia a bipolaridade devido a dualidade do orixá, não estou falando de bissexualidade, mais sim de mudanças repentinas de humor.
O animal que associa-se a eles é o macaco, devido a uma lenda que é assim.
Ha muito tempo, um fazendeiro tinha suas plantações atormentadas por macacos, que comiam tudo e estragavam todas as plantas, esse homem então decidiu matar os macacos, mais esses animais muito espertos, enganaram o pobre sujeito diversas vezes, até que um dia ele conseguiu matar dois macacos do bando; como forma de vingança, esse animais (considerados mágicos) introduziram os espíritos no ventre da esposa do fazendeiro, então houve um nascimento de gêmeos, foram as crianças mais amadas e trouxeram grandes alegrias aos pais, mais ainda crianças, os macacos foram e tiraram os seus espíritos, matando eles e isso foi um grande desgosto para a família, que foi consultar um adivinho (zelador de santo que joga búzios) e ele por sua vez disse que fosse feito um ebó para apaziguar a fúria dos macacos, feito o trabalho, a esposa teve dois filhos que não eram comuns, tinha poderes mágicos, dois filhos dados por Oxum e Xango, que mais tarde viraram orixás os Ibejis, os abikus. E o que seria um Abiku? seria todo ser humano que morre na infância falasse que foram pessoas que morreram antes da hora e precisam voltar para a Aie (Terra) para cumprir os anos restantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário