Laroiê Grande Exu Mangueira.
"Tudo que pedir o exu mangueira de dará
Tudo que você assim desejar
Tenha muita fé
Que por graça alcançará..."
Antes de falar sobre esse grande mensageiro, gosto de esclarecer certos pontos. Exu não é servo do Diabo ou ligado ao satanismo, por um motivo muito claro, não existe ligação do espiritualismo, seja na Umbanda, Quimbanda e no Candomblé com a bíblia, por sua vez não tem como termos a figura do Diabo como parte da religião, ele não existe para nós, então isso desmistifica a ideia que Exus tem rabo, chifre é um ser maligno e afins. A palavra Exu, se traduzida para o português significa "aquele que está a margem" ou " a margem de", não se refere ao sentido de ser um marginal, mas sim de estar a margem do plano físico e do etero, então é a entidade que possui maior facilidade em transpor os dois planos, por isso os exus assim como as Lebarás e Bombo-gira são mensageiros dos Orixás, levando nossa preces do plano físico aos Orixás no plano etéreo e trazendo a resposta deles.
Agora falando do grande compadre Mangueira, um dos exus mais antigos e raros de se encontrarem em médiuns, geralmente ainda são como um segundo Exu. Os médiuns de incorporação possuem geralmente dois exus, um de trabalho para incorporar e outro pessoal como qualquer um tem. Geralmente pela transcendência esse Exu sempre acaba sendo o pessoal, fazendo raras aparições nos terreiros, ocasionam quando ele se afeiçoa a alguém, o que é raro. É um servo de Oxossí, um Exu ligado ao trabalho e dinheiro, gosta de aberturas de caminhos pois isso trás oportunidades, ganhos e por sua consequência harmonia no lar, porque com emprego, dinheiro e realização essa entidade acredita que muito se resolve no lar. Durante a incorporação costuma apresentar um postura firme, como se nenhum vento pudesse fazer com que aquela mangueira balançasse, de onde vem seu nome, aquele que é rígido e que nada muda sua força. Sempre um pouco curvado e com as mãos atrás da cintura, sua chegada é acompanhada de um urro (alá = som que a entidade se identifica ao zelador).
Detesta pessoas enroladas, curto e grosso, quer saber o problema e dar a solução e pronto, sem firulas.
Sua cor é o vermelho e preto assim como os demais Exus. Seu assentamento é feito de ferro, sempre fazendo alusão a mangueira, seu simbolo, que significa que mesmo com as intempéries esse Exu não vai deixar que sua vida balance. Come frango e cabrito, como os demais, gosta de bons charutos e um Whisky do bom. Sua energia é bem densa, não sendo pesada, porém muito forte, quando está em Terra, geralmente sentimos essa ancestralidade penetrar no terreiro. Detesta injustiça e brigas familiares, não adimiti filhos de santo preguiçosos, ele ajuda porém faça sua parte e cumpra com suas obrigações ou não conte com o apoio de Exu Mangueira.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito legal, mas deixa eu perguntar, dizem que a bebida preferida dele é o Absinto, é verdade?
ResponderExcluirsim, ele bebe também vinho .
ExcluirMuito legal, mas deixa eu perguntar, dizem que a bebida preferida dele é o Absinto, é verdade?
ResponderExcluirTenho um Exu Mirim que se apresenta como Zé Mangueirinha, sabe me dizer se é so semelhanca ou trabalham na mesma força, pois tudo que está escrito aí, bate com o jeitinho dele... Mas com o detalhe de ser um pouco sapeca as vezes.
ResponderExcluirAlguém sabe disse se e so whisky do bom ou tem outro
ResponderExcluirTenho um encantado exu mageira ele não min permite fazer mal a ninguém se não eu apanho
ResponderExcluirEu sonhei com ele, mas não tinha capa!
ResponderExcluirComo eu sei qual ė o meu exu .Eu sou filha de quem .
ResponderExcluirVai em um terreiro e peça para o pai de santo jogar búzios pra você
ExcluirGostei do que eu li, achei interessante. Meu pai carrega ele. Amei a parte que fala que ele gosta da harmonia no lar, só que meu pai não tem nada a ver com ele 😏
ResponderExcluirMuito bom o comentário trabalho com ele e dessa forma
ResponderExcluirComo é trabalhar com ele?
ResponderExcluirTenho seu mangueira também e estou começando agora