Data importante não apenas para nos espiritualistas, bem como para demais religiões. É o período em que prestamos homenagens aos que se foram com flores, velas e orações. Porém existem muitos cuidados e preceitos para esse feriado.
Primeiramente devemos ter a percepção de um dia de respeito, ou seja, existem proibições, as quais estão em torno dos falecidos. A carne vermelha sempre será uma das quizilas (proibições), por ser uma grande censura de Oxalá. Sendo assim, no dia 02/11 devemos evitar o consumo de carne vermelha, optando assim, apenas por peixe, legumes, verduras, grãos e frutas. Cores claras são essências, reprima a cor preta, vermelha e a roxa (cor ligada a morte). Ouvir música também é um Contra-Axé (vai contra o axé). Tudo aquilo que os falecidos tinham gosto, mas não o podem fazer, devem ser respeitados e evitados neste dia. O uso de guias (fio de contas) é indispensável, principalmente por cores de Orixás Oxês (que defendem contra maus espíritos) como: Xango, Iansã, Airá, Ogum e entro outros.
A casa é o local aonde todos os falecidos que conviveram conosco voltam, para "visitar", porém sua presença permanente ou por um longo prazo atrai mais Eguns (espíritos desencarnados), que por sua vez acarretam em descargas de energia negativa e embaralham a vida e a paz dos vivos.
Então Defumação é primordial, priorizando as que almejam a limpeza, proteção e enriqueçam a moradia de Axé. Os moradores devem tomar banho de purificação no começo do dia. As defesas na casa que utilizem a água, devem ser trocadas, ou seja, as águas de quartinhas, igbas e todo instrumento que utilizar desse elemento. O ritual de Bater folha, para quem tem conhecimento, é muito importante, pois ele juntamente com a defumação afasta os Eguns, as ervas próprias para esse dia são a de: São Gonçalinho e Aroeira Vermelha.
Após todos esses rituais, provavelmente você vai a Calunga pequena ( Cemitério, pois a Calunga grande ou apenas Calunga é o mar), muito cuidado com essa visita, pois é nessa hora que devemos ter mais cuidado no dia. Primeiramente quero deixar algo muito claro, Axé ( Energia primordial de tudo) provém de coisas vivas, então não podemos manipular Axé de dentro do cemitério, porque lá só existem ossadas e túmulos, nada de vivo habita nesse local, então me digam como você poderá fazer um trabalho para desenrolar uma situação, ganhar dinheiro ou para o amor dentro do Cemitério? Isso é coisa de gente sem conhecimento e que provavelmente vai acabar piorando sua vida, os pontos de força dos Orixás são lugares em meio a natureza, onde exista vida, como: rios, matas, campos e etc. Para aqueles que dizem que a Calunga pequena é a morada de Exus e Bombo-Giras, estão mais do que enganados, porque esses odeiam morte, tristeza e lugares mórbidos, preferem locais agitados, com muitas pessoas, alegria e felicidade, no Cemitério habitam os Eguns mais atrasados, porque ficaram vagando pela Aiê (Terra), ao invés de ascender para alguma morada. Então antes de entrar você deve pedir Agô (licença), sempre com sua guia, fazer sua visita sossegado, sua oração e ao final deverá sair de costas para a entrada do Cemitério, para que nenhum Egun te siga, ao chegar na porta de sua casa, deve tirar sapatos e se tiver quartinha despachar a rua, lavar as mãos, e a roupa que usou deve ser lavada juntamente com os sapatos, a guia que você usou deve ser colocada no Amací e você deverá tomar um banho de folhas para limpeza e proteção, esses são os cuidados que devemos tomar nesse dia tão importante, pois sem nossos antepassados não seriamos ninguém.
Outro ponto que quero aproveitar para mencionar, é que nenhum espiritualista deve ser cremado, todos nos devemos ser enterrados, porque quando Oxalá nos moldou, utilizou da lama primordial de Nana Buruquê, porém ela apenas emprestou, ou seja, quando encerramos nossa vida devemos entregar toda matéria prima de volta a Terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário