quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Baianos


Adorei as almas! Adorei os Baianos.

Salve todas as forças da Bahia, salve os coqueiros, praias e Nosso Senhor do Bonfim.  Os Baianos, são eguns evoluídos como as demais linhas de espíritos da Umbanda, essa linha recebeu este nome em homenagem aos zeladores de Santo que começaram suas roças e terreiros na Bahia, por ser uma religião brasileira, houve essa repartição para que sempre fosse lembrado o surgimento da Umbanda. Então os "arretados", foram em encarnações passadas zeladores de santo, ou seja, tem grande conhecimento. Muitos terreiros onde se pratica apenas a Umbanda Branca (ramo em que não encontra-se presença de Exu ou bombo giras), são essas entidades responsáveis pela limpeza tanto da casa quanto dos filhos de Axé, descarga de energias nocivas, quebra de feitiços e mirongas, com toda a certeza tem um grande preparo e conhecimento.
Durante a incorporação, chegam dançando, sempre alegres e festeiros, com um grande sorriso no rosto, falam arrastado e com muitas gírias nordestinas, gostam que seus médiuns utilizem sempre o branco, pois são muitos devotos de Nosso Senhor do Bonfim (sincretizado como Oxalá, assim como Jesus Cristo), porém a patrona dessa linha é Nanã Buruquê, porque os baianos representam também a sabedoria ancestral dos grandes "pais" e "mães" de santo. Suas cores são o amarelo e o preto, bebem batida de coco e fumam cigarros de palha ou até mesmo charutos. Seu colar de contas vem com suas cores, podendo conter coquinhos e outras pedras características (vai de acordo com a entidade), utilizam chapeis e as baianas saias bem rodadas. São excelentes benzedores, gostam muito de trabalhar para abertura de caminho e dinheiro, só que são ótimos no desmancho de mirongas, na Umbanda, depois de Exu são os melhores nesse quesito, bons conselheiros e ouvintes, trabalham mais com Orixás do que as outras entidades. Gostam da verdade acima de tudo e são muito benevolentes, adoram ajudar a quem precisa e não suportam a maldade. É uma linha presente apenas na Umbanda. Alguns falanges de Baianos famosos são: Zé Baiano, Pedro Baiano, João do Coco, Sr. Virgulino, Maria Rendeira, Maria Quitéria e muitos outros.
Seu Zé Pelintra na verdade não é um Exu, ele é um Egum evoluído que vive na casa de Exu, porém também vem nas giras de baiano, como um, ou seja, ele trabalha nas duas. Suas cores são diferentes, gosta do branco e vermelho, utiliza chapéu, casacão, calça social, sapatos. Fuma charutos e cigarros de palha, bebe Jurubeba e batida de coco, e assim como Baianos e Exus, trabalha na abertura de caminhos, desmancho de feitiços e proteção. Sempre alegre e feliz, vem trabalhar e a todos ajudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário