quarta-feira, 24 de abril de 2013

Seriedade dos terreiros

Algo que acontece desde de o principio da Umbanda e religiões afro descendentes, é a duvida sobre a seriedade, comprometimento e bom trabalho dos terreiros. É algo normal do ser humano pois ninguém quer ser enganado com a própria fé, infelizmente a Umbanda, Candomblé, Quimbanda e afins, levam um mal nome devido aos indivíduos que não tratam as entidades, o terreiro, o axé e os orixás com o devidos respeito, cuidado e comprometimento, vou citar algumas coisas a serem observadas, que podem te dizer se o terreiro e seus dirigentes trabalham corretamente, ou se é apenas um teatro ou pior ainda se é um lugar bem mal preparado.
Você: Tantos os médiuns como o pessoal da assistência  tem que se sentir bem no lugar, tem que achar acolhedor, com boas vibrações, harmonioso, então o primeiro a ser observado é se você gostou daquela casa (terreiro) e estar ali te fez bem.
Tronqueira de Exu e casinha ou cruzeiro das Almas: Existem dois tipos de Umbanda a Branca (Onde não se trabalha com Exu, ou são trabalhos mais privados) e a Umbanda Cruzada (Que existe a gira de Exu e bombo gira, e que eles são bem cultuados como as demais entidades), independente do tipo que seja a  casa de Umbanda, Candomblé, Quimbanda e afins, é importantíssimo que exista perto ou de frente ao portão, uma tronqueira ou casa de Exu, pois são eles que irão proteger a porta, contra Eguns e tudo o que for ruim, faz parte da proteção da casa, e proteção é algo que não pode ser jamais dispensado ou mal feito e também onde estão as forças de Exu para o culto, pois são os mensageiros dos Orixás. A casinha ou Cruzeiro das Almas, de preferencia também situado na porta, é um local onde existe um alto ponto de vibração, que protegera o terreiro também, aonde os espíritos de Luz poderão assentar suas forças e nos proteger, são duas fundações indispensáveis.
Conga ou Altar: É o local aonde as imagens estão, onde o ponto de vibração é concentrado para os trabalhos (giras), deve ser bem feito e normalmente tem alguma formato geométrico (na sua maioria um triangulo), algumas pessoas podem achar bobeira ter um Conga em forma de triângulo, mas não imaginam a diferença de axé que traz, pois é algo feito corretamente, que respeita as hierarquias dos Orixás, pois neste triângulo, serão postos os Orixás de maneira que os mais velhos fiquem em cima, ou seja, o cume terá a imagem de Oxalá (ou Jesus Cristo e até mesmo o Nosso Senhor do Bonfim, todos representando Oxalá), e depois teremos o patrono daquela casa e assim por diante, as entidades por não serem Orixás e sim apenas espíritos desenvolvidos, ficam na base e não acima de nenhum Orixá, podem estar situados no mesmo "andar" do triângulo, mas nunca acima.
Atabaques: São o ponto de maior força de um terreiro, pois é por meio deles que iniciamos, fechamos a gira e conseguimos atingir um nível para que possa haver a incorporação, e a chamada dos Orixás a Aiê (Terra), devem no minimo terem 3, um de cada tamanho, um maior, outro mediano e o ultimo menor, todos eles enfeitados com fitas para simbolizar os Orixás.
Preparação: Não se pode chegar e já iniciar uma sessão a torto e arcado, tem algumas preparações tanto dos médiuns quanto do terreiro, como a defumação que serve apara dissipar as energias negativas e Eguns e também trazer Axé, o padê na porta do terreiro para proteção de Exu e das Bombo giras, velas acesas tanto na tronqueira quanto no Congá para um maior contato e proteção, cada médium deve ter tomado seus banhos de descarrego e de axé (sei que é difícil saber se todos cumpriram com isso, mas é apenas para curiosidade), se estão utilizando as guias (fios de contas), se as roupas estão limpas e de acordo para rezar e não para uma festa.
Gira: Existem vários tipos de Engira (gira), como de Caboclo, Exu (mais popularmente conhecida como "Esquerda"), preto velhos e etc, só que para um bom andamento de um trabalho, antes dessas entidades, deve se saudar os Orixás com cantigas e dança, para que eles possam dar sua passagem e trazer o seu axé, só depois dessa etapa que poderemos ter a gira das entidades, entretanto sempre deve ter uma linha que ira vir antes das outras para dar o passes, geralmente são os caboclos, que vem limpam as pessoas e não dão consultas e logo apos vem os Preto velhos ou outra linha para conversar com os consulentes, então é algo que existem muitas regras e procedimentos, pois estamos lidando com muitas cargas, espíritos, Orixás e deve sim haver um respeito, comprometimento e preparação muito grandes.
Cuidados: A maioria dos inconsequentes sempre pecam nessa parte, pois não tem preparação e instrução nenhuma, quem incorpora deve ter em mente que não é a todo momento que vai ter algo relacionado com a religião, tem que saber diferenciar vida de religião, elas andam juntas, mas nem sempre, não se pode achar que tupo foi um espírito que fez, não se pode incorporar no meio da rua ou em qualquer outro lugar que não seja o terreiro, pois lá sim é um lugar preparado para rezar, incorporar e etc, agora qual a preparação que a rua vai ter? Tudo bem que os Orixás possam dar sua passagem a qualquer momento, mas não é assim, sempre vem para trazer alguma mensagem, então não é a todo momento que isso ocorre, outro exemplo que irei citar é a pratica do famoso "Cavalete", é quando um médium incorporado faz um exorcismo em um consulente passando o Egum para o corpo de outro médium, Egum não tem luz e nem nada de bom, deve ser tirado e encaminhado para os espíritos cuidarem dele e não no corpo de seu irmão de fé, você está levando tudo de ruim para o corpo dele, no caso a entidade, e então cabe ao dirigente resolver ou o cambono, e ekede, sem falar que existem ebós e outro trabalhos para isso.
Entidades: Algo também fácil de observar é o trabalho das entidades, não estou falando se te ajudam rápido ou não, mas sim na hora da consulta ou passe se te tratam com o devido respeito e carinho, pois eles são movidos pela caridade não pela vaidade, então é algo que "entrega" muito os Eguns disfarçados de entidades.
Deixei algumas Observações que podem ser feitas a respeito das sessões (trabalhos), mas é claro que são apenas algumas, existem muitas outras cosias a serem vistas, é claro que ninguém precisa desmoralizar terreiro algum, é apenas para que possam se inteirar da seriedade de cada.

Um comentário:

  1. quero montar um congá caseiro,nos búzios o pai de santo disse que sou filha de Ogum Avagã, que meu corpo é de Iansã e as patas do Bará, quero que me ensinem a disposição de cada orixá, comprei uma imagem de jesus, de iemanjá,de iansã, de santa bárbara, de xangô, de cosme e damião, um casal de pretos velhos, um ogum xoroquê e um zé pilintra, como colocá-los corretamente?quero fazer em camadas de cima para baixo,como dispor cada orixá nesse altar ?não quero desrespeitar nenhum,nem colocar um que não é da linha do outro,vocês podem me ajudar?quero acender velas e colocar flores,e vou comprar uma mãe oxum...não tenho nenhum caboclo, é preciso ter algum caboclo?obrigada e aguardo

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