quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Trabalho das entidades.

Muitas pessoas acreditam que as entidades de um terreiro trabalham sozinhas, e não se misturam, que os preto velhos não trabalham junto com exus e etc, esse grupo de espiritualistas está muito enganado, porque do mesmo que existe a corrente (médiuns de um terreiro), existe a corrente espiritual, que trabalha em equipe, cade uma fazendo sua parte e seu trabalho.Vou criar uma situação fictícia  para que todos possam compreender o funcionamento do terreiro, só quero frisar que vou falar de uma situação que ocorre em terreiros sérios  onde existe disciplina, que seguem todos os procedimentos e seguem corretamente o caminho dos Orixás.
Digamos que um homem chamado João, está passando por serias dificuldades, está desempregado, sua esposa anda doente, seu pai é aposentado e ganha pouco para o sustento de todos, e sua mãe a unica que trabalha ainda se sente muito cansada, ou seja, sua família está carregada de problemas, e ele não sabe mais o que fazer, então por intermédio de um amigo que frequenta um terreiro, decide ir a um centro de Umbanda, chegando ao local do culto, fica sabendo que é um gira de caboclo e preto velho, ele se sente nervoso e um pouco desesperançoso por estar apelando para a "macumba", o trabalho se inicia, chega a hora de João tomar o passe, então ele levanta se, é encaminhado pelo cambono (médium que ajuda as entidades, cuida do corpo do incorporado e ajuda as pessoas com a tradução do que as entidades falam e etc), e ele será atendido pelo caboclo Pena dourada, e ao receber o passe, sente se mais aliviado e um pouco mais confiante, como muitos citam "um pouco mais leve", e na sua mente imagina que retiraram pesos das costas dele, retorna ao seu lugar, e espera até que o chamam para se consultar com o preto velho.
Ao chegar perante a entidade, acha engraçado a pose do médium, um pouco curvado e pitando o cachimbo, a entidade o saudá e fala seu nome, Pai Manuel de Angola, de começo João fica acanhado de contar todos os seus problemas a uma "pessoa" que nunca viu na vida, mas com um leve encorajamento da entidade ele começa a falar sobre toda a situação em que passa, e nesse momento o preto velho que está "preso" ao aparelho (corpo do médium) tem uma visão um pouco limitada, só que as outras entidade estão presentes também, e o preto velho pede ao Exu, que vamos colocar como Exu Veludo, que ele vá até a casa de João ver como anda a situação, isso é, enquanto João está recebendo palavras de encorajamento, conselhos e mensagens positivas, o Exu Veludo está fazendo uma visita a casa dele.
João que observa a comportamento da entidade, vê o pai Manuel soltando fumaças de seu cachimbo, olha o ponto riscado no chão, a vela acesa, a cumbuca de água e as estraladas de dedo que ele faz, não acredita que isso possa resolver tudo, mas continua a falar e ouvir, então ele termina de se consultar e despede se do pai Manuel, levando consigo uma paz e alivio que não tinha ao entrar no terreiro, o trabalho é encerrado, e a gíria fechada, no caso a nossa gíria  porque os preto velhos, caboclos e etc, estão reunidos esperando o retorno das outras entidades que foram averiguar a situação de cada caso, o Exu Veludo que acaba de retornar, conta a Pai Manuel a situação precária que se encontra na casa, descrevendo a quantidade exorbitante de energia negativa, de eguns (espíritos desencarnados, geralmente sem luz e que ficam vagando) e que estão se alimentando do axé (energia) da casa e dos moradores, trazendo o fechamento do caminho de todos, doença, e entre outras coisas ruins. Pai Manuel que já imaginava uma situação dessa, começa a distribuir as funções para casa entidade. Ao chegar na casa de João, a bombo-gira Maria Padilha das 7 encruzilhadas, é a primeira a entrar, numa forma bem translucida para não ser notada pelos espíritos ruins, ela faz com que os eguns entrem em um estado de "inconsciência" e atrás dela as entidades que são responsáveis pelos exorcismos da casa, equipe chefiada pelo caboclo Pena branca, vem recolhendo os espíritos e encaminhando dos para o centro, e a bombo gira que neutralizou a energia negativa sai da casa, enquanto isso a equipe de Exus daquele terreiro, chefiadas pelo Exu Capa preta, entram limpando e dissipando as energias, e logo atrás os preto velhos vem trazendo energias positivas, e dando vibrações de saude, encorajamento, fé, sorte, caminhos abertos e etc, e os médiuns do terreiro que estão dormindo, ajudam doando ectoplasma, e apreendendo por meio de desdobramentos e etc.

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