sábado, 1 de dezembro de 2012

Pomba-gira, Lebará.

Uma entidade tão poderosa, que por muitos é mal compreendida.Que fique bem claro, bombo-gira não é a alma de uma prostituta, isso é preconceito, e o que eu vejo em muitos terreiros, é que fazem a imagem das bombo-gira como uma mulher da vida, que atiça aos homens e que vem com segundas intenções, está é uma das maiores mentiras que os próprios espiritas inventaram e que as pessoas das outras religiões distorceram mais ainda, para incio de conversa espirito não tem sexo, então um bombo-gira pode ter sido na ultima reencarnação um homem que optou por seguir a "carreira" evolutiva como um lebará ou bombo gira, como já foi dito elas são exus, só que no feminino, mas muitos devem estar se perguntando, se espirito não tem sexo para quer ter um exu no fêmea? é muito simples, é porque tudo no nosso Universo tem o principio feminino e o principio masculino, então se existe uma entidade masculina exu, é necessário exus no principio feminino as bombo-gira e as lebarás.
Muitos também associam essa imagem de "mulher-da-vida" devido a forma como veem incorporadas, por virem contentes, alegres, rindo, bebendo e fumando, bom eu já expliquei o motivo da bebida e o ato de fumar, e a alegria pensem um pouco, muitos dos que vão ao terreiro em busca de um auxilio, estão desoladas, tristes, magoadas, irritadas e etc, então está forma das entidades virem é meio que uma "injeção de animo" nessas pessoas, e porque a alegria traz um bom axé ao terreiro. Só que tomem muito cuidado para não confundir estas entidades tão poderosas, formidáveis e espíritos de luz  com eguns, porque muitos dos espíritos baixos e sem luz tentam se passar por exus e bombo-giras, fazendo trabalhos errados, prejudicando o terreiros e as pessoas, cuidado, saibam avaliar as entidades e conhece las bem, para que isso não ocorra.
Bom eu citei dois "nomes" bombo-giras e lebarás, tem uma diferença entre elas, as lebarás são espíritos mais antigos, mais sábios e poderosos, e as bombo-giras são mais novos, só que tem também poder e sabedoria, só que as lebarás tem uma carreira evolutiva um pouco maior; elas gostam das cores preto e vermelho, tanto para velas quanto para o vestuário  mas também segundo a que orixás são subordinadas, vão gostar do amarelo ou dourado (Oxum), do rosa (Iansã e Obá) e etc; suas bebidas são sempre adocicadas, gostam muito de licores, Martini e principalmente o champanhe e o espumante, fumam cigarros e cigarrilhas, de boa qualidade, se o médium for mulher pode haver um vestuário com saias coloridas, colares, pulseiras, brincos, ojás de cores diferentes, capas e etc; bom geralmente os médiuns homens não autorizam que isso ocorra, pois afinal o corpo é deles e não precisam utilizar essas roupas que podem gerar um certo constrangimento  mas sim homens também incorporam bombo-giras e lebarás, todos nos temos um exu e um bombo-gira ou lebará que o acompanha.
Agora o trabalhos dessas moças está relacionado a tudo, não é como todos pensam, elas não estão aqui só para trabalhos relacionados a amor, tem bombo-giras que preferem trabalhar com desmancho de feitiços, com abertura de caminhos e etc, do que trabalhar com questões ligadas ao amor, por isso é como eu disse, devemos conhecer bem as entidades, pois cada uma muda e também "puxam" um pouco do médium, dando características únicas.Enfim elas são exus poderosas, que nos auxiliam em tudo e merecem o respeito no terreiro, pois além de tudo também são mensageiras dos orixás como os exus.

17 comentários:

  1. Adorei pois muita gente se confude com espírito sem luz.

    ResponderExcluir
  2. Nossa muito bom amo as lebaras,pombogiras e tudo mais e tenhi o maior respeito.

    ResponderExcluir
  3. Nossa estou bestificada , muito bom essa explicações. Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito, muito esclarecedor!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Gostei, ontem fui fazer uma limpeza no exu , e durante o ritual a mãe de santo viu uma Lebora ao meu lado, rindo muito . Ela disse que essa entidade irá me ajudar muito. Axé !

    ResponderExcluir
  7. Amei saber isso foi um aprendizado de axe

    ResponderExcluir
  8. Achei linda a história das Lebera vou pedir p elas me ajudarem.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito texto bastante explicativo sanei inumeras dividas q eu tinha

    ResponderExcluir
  10. Não sabia que existia Pombo Gira com esse nome e, com todas essas características. Eu amei a história,porque ao ler o meu Ori , me veio Ela como ancestral.Muito bom quando ficamos sabendo das histórias do nossos Orixás.Muito obrigada,pelo conhecimento.

    ResponderExcluir
  11. Faz pouco tempo sou de terreira e acabei de descobrir que eu tenho uma lebara até então. Sempre pensei que fosse uma bombogira então quando descobri e falei com meu pai de santo ele me confirmou e então vim pesquisar mais um pouco e achei bem interessante. Ate pq não tem mais ninguém la na casa como eu

    ResponderExcluir
  12. Adorei. Gostaria de conhecer mais.

    ResponderExcluir