sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Ogum

É o soberano da guerra, é o orixá que vai a luta por nós, a representação da batalha é vista em Ogum, mas além de um guerreiro, ele é quem abre os nossos caminhos, por que quem melhor para abrir os caminhos da vida de uma pessoa do que um orixá guerreiro? É o orixá da forja, foi ele quem deu a metalurgia para o homem, mas seu metal é o ferro, entretanto todos os metais são ligados a Ogum, inclusive os obés (facas, normalmente ritualísticas), por isso quando é feito algum sacrifício para qualquer orixá ele é sempre homenageado antes, é um orixá primordial, foi um dos primeiros a chegar a esse mundo e foi um dos que o formou, ou seja é um dos mais antigos, e no começo foi ele quem ensinou a agricultura para o homem, mesmo sendo Oxossi o orixá da agricultura, na verdade foi Ogum quem também o ensinou.
É um dos filhos de Iemanjá com Aganju (terra firme), existem sete qualidades de Ogum, seis delas são representadas pela cor verde e apenas um pela cor azul, o vermelho foi associado a ele devido ao sincretismo com São Jorge; ele é o simbolo da força, e do homem, pois é até mesmo o simbolo da virilidade.A comida de Ogum é o inhame e a feijoada e seu animal é o cachorro, esse orixá é muito solitário  sempre vivendo em guerras.
Ele foi um dos primeiros orixás a ser cultuado pelo povo africano, ele era um guerreiro incansável  sempre estava indo a guerra, conquistando reinos, batalhando contra os reinos vizinhos, sempre estava guerreando com seu irmão Xango, esses dois sempre estavam envolvidos em batalhas por variados motivos, um deles foi que Iansã era esposa primeiramente esposa de Ogum, mas foi seduzida por Xango, então houve uma grande briga entre eles devido a isso. A arma de Ogum na verdade é o facão e não a lança, tem um certo "pavio curto", não leva de maneira alguma desaforo, entre ele e Nanã Buruquê ha uma grande peleja, pois Nanã se achava tão importante que não deveria fazer homenagens a Ogum pelo uso da faca nos rituais, então ele falou que se ela não teria respeito por ele não poderia mais usar a faca nos sacrifícios  ela aceitou o desafio e desde de então não utiliza mais nenhuma ferramente de metal e nem os seus filhos, e também teve um episodio onde o orixá das guerras cortou a cabeça de Nanã e ela "colou" a cabeça com o barro primordial, então os filhos desses dois orixás tendem a ter uma péssima relação.
Os filhos de Ogum são muito temperamentais e irritadiços, totalmente autoritários tendem viverem solitariamente, tem o "pavio curto", não levam desaforo para casa,  totalmente enérgicos, são muito trabalhadores, são péssimos em relacionamentos, mas tendem a ter muitos casos e muitas relações sexuais, entretanto nada muito serio, são fies e leais ao poucos amigos que tem, odeiam mentiras, tem uma grande sorte para conseguir dinheiro e trabalho, sempre transparecendo uma grande confiança e determinação para as pessoas, um pouco antiquados e conservadores, quando conseguem ter um relacionamento fixo, são muitos felizes e são sempre os esteios da familia, todos se apoiam neles por serem símbolos de força e confiança. 

Um comentário:

  1. Concordo em tudo que li. Parabéns pela postagem! É muito difícil encontrar informações tão verdadeiras assim. Sou filha de Ògún, esse orisà maravilhoso que é a minha vida! Senti apenas falta de alguma toada pra Ògún junto com a postagem, porém, tudo foi escrito muito sabiamente. Estou amando o blog em tudo! Parabéns pelo trabalho e que meu pai Ògún lhe abra os caminhos por onde passares. Asè ó!!!

    ResponderExcluir